Seis dicas para uma alimentação adequada e saudável




Um prato colorido, variado e balanceado pode colaborar bastante com a nossa saúde e qualidade de vida, mas incorporar esses hábitos ao nosso dia a dia pode parecer desafiador no início. Pensando nisso, separamos 6 dicas para te ajudar a adotar comportamentos saudáveis e muito prazerosos com a comida.


1. Entenda que alimentação é mais que consumir nutrientes

A alimentação corresponde à ingestão de alimentos que contém nutrientes essenciais para o nosso organismo, mas muito mais que isso, representa a combinação dos alimentos, o modo de comer, as crenças e o ato social precisam ser valorizados. Mesmo que de forma indireta, todos esses aspectos influenciam a saúde e o bem-estar.


2. Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades

Utilizar esses ingredientes com moderação contribui para a manutenção de uma alimentação saborosa sem torná-la nutricionalmente desbalanceada.

3. Coma com atenção e em lugar apropriado!

Coma devagar, com intervalos regulares, em local limpo, confortável e sempre que possível com companhia. Tudo isto favorece o desfrute da alimentação.


4. Cozinhe!

Desenvolva suas habilidades culinárias e, quando possível, partilhe este momento com crianças e jovens. Preparar o próprio alimento auxilia a reduzir os gastos com alimentação e cria momentos para compartilhar com amigos e família.

5. Dê à alimentação o espaço que ela merece

Planeje as suas compras, defina o seu cardápio mensal, organize a despensa e divida as tarefas com os familiares. Faça do preparo e do ato de comer um momento de convivência e prazer.


6. Quando comer fora de casa, prefira refeições feitas na hora

Busque refeições feitas na hora com ingredientes frescos, como os restaurantes por quilo e pratos à la carte.



Referências:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – 2ª ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 156p.



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