Conheça os benefícios do Leite Desnatado




No Brasil, o leite de vaca e seus derivados são consumidos frequentemente por grande parte da população, em razão de seu grande valor nutricional: são fontes de proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais, sendo que a gordura pode ser retirada do leite para torná-lo mais magro. É considerado como leite magro ou leite desnatado, aquele em que a gordura foi eliminada, possuindo, no máximo, 0,5% de gordura, através de um processo chamado de centrifugação.

O leite desnatado é muito consumido por pessoas com colesterol alto, pressão alta ou obesidade, pelo fato de ter pouquíssima gordura e oferecer menos calorias e muitos benefícios. Embora sua textura seja diferente, um pouco mais líquida que o leite integral , os leites magros possuem quantidades de proteínas, cálcio, potássio e fósforo bem parecidas com as do leite integral.

Por ser fonte de cálcio, os leites, mesmo os magros, podem ser considerados alimentos essenciais na alimentação, pois o cálcio é fundamental para a saúde dos ossos. Além disso, o Ministério da Saúde sugere o consumo de porções diárias de leite e derivados como sendo o adequado para uma alimentação equilibrada.

Referências:

D. A. K. Wagner, M. C. R. Garcia, F. A. Conte, A. R. Samrsla, V. Stuczynski e L. B. B. Franz., “Consumo de leite por indivíduos adultos e idosos de um município da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,” Ijuí - RS, 2016.

Ministério da Saúde. “Guia Alimentar Para A População Brasiliera.” Brasília - DF, 2014.



Compartilhe com seus amigos


9 gostei



Seis dicas para uma alimentação adequada e saudável

Separamos 6 dicas para te ajudar a adotar comportamentos saudáveis e muito prazerosos com a comida.

Seis dicas para uma alimentação adequada e saudável

Separamos 6 dicas para te ajudar a adotar comportamentos saudáveis e muito prazerosos com a comida.