Seus filhos não se alimentam como você gostaria?




Um dos grandes desafios para os pais é a alimentação de seus filhos. Muitas crianças possuem um grau de seletividade alimentar alta e podem oferecer resistência a certos alimentos, ou também, exageram no consumo de açúcar. Sabendo que a infância é uma época fundamental para estabelecer hábitos alimentares saudáveis, separamos algumas estratégias, que os pais podem colocar em prática para incentivar os seus filhos a adquirirem hábitos alimentares mais saudáveis:

Faça as refeições em família

Alimentação é mais do que apenas nutrientes, é um ato social e cultural. Criar um ambiente agradável, e ter os pais como exemplos, pode encorajar as crianças a experimentar novos alimentos junto com a sua família, além de incentivá-las a prestar atenção no que estão comendo, percebendo todas as cores, sabores, texturas e aromas.

• Elogie

Dar bronca, criticar ou impor que a criança coma algo, pode fazer com que ela crie uma relação negativa com a comida, o que pode ter impactos em sua alimentação e se estender por toda a vida.

Procure sempre reconhecer e elogiar qualquer progresso que a criança faça com relação à alimentação, por menor que seja. Assim, ela se sente valorizada e empenhada em manter estas mudanças.

• Ensine sobre a importância de uma alimentação equilibrada

É comum os pais darem algum prêmio (principalmente doces), se a criança comer algum alimento que gostaria (normalmente legumes, verduras e frutas). Essa estratégia pode parecer positiva no primeiro momento, porém não é o ideal, pois pode supervalorizar alguns alimentos e desvalorizar outros. Que tal educar seu filho sobre a importância de cada alimento? Você pode ensiná-lo que as vitaminas presentes nas frutas podem deixar ele com mais disposição para brincar, ou que o cálcio dos lácteos vão ajuda-lo a crescer com ossos fortes, por exemplo.

• Para chamar a atenção, aposte em pratos divertidos

A criança usa muito o recurso visual como estímulo! Aposte em pratos coloridos, com formas diferentes ou bonecos feitos com os próprios legumes e frutas! Aproveite e explore a cor, textura e aroma de cada alimento.

• Ajudantes na cozinha

Mostre como a comida é preparada e peça ajuda a criança, adaptando tarefas adequadas a sua faixa etária. Além de estimular a conhecer alimentos novos, você irá criar um gostoso momento entre pais e filhos.

• Nutrientes em quantidades adequadas

Para garantir o bom desenvolvimento das crianças, busque sempre oferecer alimentos variados em todos os momentos do dia e quando apostar na praticidade de alguns industrializados, busque opções com menor teor de açúcar, gorduras e sódio, como por exemplo bebidas lácteas de chocolate com quantidades menores de açúcar e biscoitos integrais com baixo teor de sódio e gorduras.

O ChocoBom é uma bebida láctea, rica em cálcio e vitamina D, fonte de ferro, zinco, vitamina A, C, E, B1 e B12, além de conter apenas 5% de açúcar em sua composição. Ele pode ser uma ótima opção para garantir as proteínas, vitaminas e minerais que seu filho precisa no café da manhã e lanches ao longo do dia.

Referências:

Isosaki M, Silva AP, Almeida E, Natacci L. Meu pratinho saudável. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 2012.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Guia alimentar para crianças menores de 2 anos. Brasília: Ministério da Saúde. 2002.



Compartilhe com seus amigos


1 gostei



Conheça os benefícios do Leite Desnatado

O alimento possui grande quantidade de proteína, potássio, cálcio e fósforo.

Conheça os benefícios do Leite Desnatado

O alimento possui grande quantidade de proteína, potássio, cálcio e fósforo.