SUPERFruits




Alguns alimentos são considerados superfood ou super alimentos, isto porque além de fornecer energia e conter nutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras, eles apresentam naturalmente em sua composição uma grande ou variada quantidade de substâncias que proporcionam benefícios à saúde.

Dentro deste grupo de alimentos temos as super frutas ou superfruits. Veja alguns exemplos a seguir:

Frutas vermelhas: também conhecidas como berries, as principais são a cereja, a amora, a framboesa e o mirtilo ou blueberry. São consideradas frutas nobres pelo sabor característico, e por conter antocianinas, um tipo de antioxidante, que pode contribuir com a redução do risco de doenças do coração, além disso, observa-se efeitos favoráveis no controle dos níveis de açúcar e gordura no sangue.

Banana: uma das frutas mais consumidas no Brasil. É rica em carboidrato, e assim, fornece energia; contém potássio, um mineral importante para a manutenção do equilíbrio do corpo; contém fibras, que promovem o bom funcionamento intestinal, colabora para a sensação de saciedade e ajuda no controle do açúcar e da gordura no sangue

Maçã: é uma fruta rica em antioxidantes, como os flavonóides e as antocianinas, que atuam no corpo no sentido de prevenir o envelhecimento precoce, diminuir os riscos de doenças do coração e até mesmo alguns tipos de cânceres; além disso, atuam no combate aos radicais livres, elementos que podem desequilibrar o funcionamento do corpo. E ainda a maçã é rica em fibras, contribuindo para um bom funcionamento intestinal e saciedade por tempo prolongado.

Por isso não deixe de incluir estas frutas em sua alimentação!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

CHONG, M.F.F.; MACDONALD, R.; LOVEGROVE, J.A. Fruit polyphenols and CVD risk: a review of human intervention studies. British Journal of Nutrition, v. 104, p. 28-39, 2010.

FALLER, A.L.K.; FIALHO, E. Disponibilidade de polifenóis em frutas e hortaliças consumidas no Brasil. Rev. Saúde Pública, v.43, n.2, 2009.



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