Muito mais que diversão: brincadeiras e esportes contribuem para o desenvolvimento cognitivo e motor




Toda criança precisa de uma pausa na rotina para desfrutar do seu tempo livre e se divertir. É nessas horas que elas pulam, correm, praticam esportes e gastam energia! Muito mais do que apenas brincar, é o jeito delas de explorarem o mundo de forma divertida e espontânea e melhorarem suas capacidades cognitivas e motoras.

A cognição está relacionada às habilidades cerebrais e mentais, como pensamento, raciocínio e memória. Como ela começa a ser formada desde a infância, é fundamental que a criança tenha o hábito de brincar diariamente.

As situações inesperadas que ocorrem durante a brincadeira liberam a imaginação e a criatividade dos pequenos. Um simples objeto pode virar qualquer coisa na cabeça deles e as histórias criadas educam as crianças para tomar decisões, criar autonomia e responsabilidade em suas ações.

A habilidade manual e a capacidade motora também são desenvolvidas com os jogos, uma vez que trabalham a coordenação motora, equilíbrio, percepção corporal e relaxamento.

Além de incentivar a brincadeira, que tal estimular a prática de esportes? Sabe-se que eles trazem uma série de benefícios à saúde, contribuem para a manutenção de um peso saudável e protegem contra algumas doenças. Além disso, também ajudam no desenvolvimento social, emocional e na cognição.

O esporte faz com que a criança se sinta parte de um grupo, faça novas amizades, aprenda a trabalhar em equipe em prol de um objetivo em comum. Além disso, ele também ensina sobre a ética, o respeito às regras, aos adversários, aos companheiros e a ter disciplina.

As brincadeiras e os esportes são muito importantes para o desenvolvimento infantil e são essenciais para prepará-los para os futuros desafios. Entretanto, uma alimentação adequada é fundamental para que eles possam aproveitar ao máximo essas atividades! Conte com PiraKids para garantir os nutrientes necessários para os pequenos.


Referências:
1. Queiroz N, Maciel D, Branco A. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paideia. 2006;16(34):169-179. 
2. Oliveira J, Filho J, Elicker E. Esporte: um meio de socializar e educar crianças. EFDesportes. 2014; 193. 



Compartilhe com seus amigos




4 gostei


Cálcio: qual a importância para a saúde dos ossos?

Dentre os benefícios do consumo de alimentos ricos em cálcio, como os lácteos, destaca-se o desenvolvimento e a manutenção óssea.